Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Podicipediformes
Família: Podicipedidae
 Bonaparte, 1831
Espécie: P. podiceps

Nome Científico

Podilymbus podiceps
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Pied-billed Grebe


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Mergulhão-caçador

O mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps) é uma ave da família Podicipedidae.
Após a extinção do mergulhão-de-atitlan (Podilymbus gigas), tornou-se o único representante vivo do gênero Podilymbus. O mergulhão-caçador é conhecido também como peca-parra.

Nome Científico

Seu nome científico significa: Podilymbus: GREGO » podi (pé) + lymbos (limbo; borda); LATIM » podiceps (mergulhão). O termo em Latim para mergulhão, “podiceps” tem origem etimológica na palavra “podicis + pes”, ou em livre tradução: “pés próximos ao ânus”, devido à anatomia das aves desta família que possuem as patas muito atrás no corpo, bem próximas da cauda.

Portanto a etimologia deste nome científico pode ser entendida como: “Mergulhão com pés lobados/com bordas” ou “(Ave de) pés com bordas (do tipo) Mergulhão”.

Nome científico não deve ser traduzido, no entanto é mostrado aqui uma etimologia de livre tradução

Características

Mede de 30 a 38 cm. e pesa de 350 a 550 g. Ave cinza-amarronzada, com asas e dorso de tons mais escuros e abdome e píleo esbranquiçados; garganta branca e face e pescoço anterior ocre; bico grosso; não apresenta branco nas asas como outros mergulhões. Na época reprodutiva apresenta uma cinta negra ao redor do bico, a garganta preta e o pescoço cinza.
Voz: Cheia “kó”, “kau-kau kau”, às vezes dueto do casal.

Subespécies

Possui três subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de peixes pequenos, cobras aquáticas, crustáceos e anfíbios. Ocasionalmente aproveita-se de garças para apanhar peixes espantados por elas. Quebra peixes batendo-os na superfície da água para facilitar a alimentação dos filhotes pequenos.

Reprodução

Seu ninho, flutuante, é feito de capim e juncos e fica ancorado na vegetação aquática. Põe de 4 a 6 ovos pequenos, alongados e brancos, com um período de incubação de 22 a 24 dias.

Hábitos

Vive em lagos e lagoas interioranas de águas abertas, mas com vegetação aquática flutuante próxima às margens. Quando caça mergulha demoradamente, podendo ficar mais de 40 segundos debaixo d’água. Quando em perigo, tem uma técnica singular de mergulho. No local onde está, afunda verticalmente como uma pedra, sem fazer os costumeiros movimentos de mergulhar, que consistem em agitar as pernas projetando a cabeça para a frente.

Predadores

Distribuição Geográfica

Ocorre da América do Norte ao Chile, Argentina e no Brasil oriental. É frequente nos açudes do Nordeste.
Status de conservação: LC (Pouco Preocupante)

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos